quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"The inauguration"




Já estive em inauguração de laboratório, de livraria, em noite de autógrafo (não deixa de ser uma inauguração), de apartamento de amigo, etc... Falta quebrar uma garrafa de champagne em casco de navio. Mas acho que não terei a oportunidade de fazer isto, nem mesmo de um bote salva-vidas...

Esta semana fui assistir a "Inauguration" de um presidente da república. Sim esta foi a palavra que mais ouvi ao longo das últimas semanas: "The inauguration of Obama". Assim que eles chamam este tipo de evento. Não deixa de fazer sentido, mas nos soa curioso.

Tudo em um clima de "Copa", mas do Football deles, naturamente. Em 94 assisti em New Orleans, a final da nossa Copa. Aquela com Romário nos salvando em todos os jogos, Taffarel nos salvando na final e Roberto Baggio nos dando uma pela mãozinha (na verdade um pezinho bem torto. Me senti um ET andando pelas ruas, um ET amarelinho, de cerveja e pela camisa canarinho. Incrível, o maior evento esportivo que existe (na visão por várias óticas), era um acontecimento ignorado no país onde estava sendo realizado. Era uma copa diferente também, pelo fim nos pênaltis e pela sensação diferemos que tivemos no final daquela jornada sofrida, o que credito ao nosso técnico, muito mais de alívio do que de alegria.

Mas retornando ao evento mais recente, vimos pessoas combinando de ou se encontrando num bar, na manhã de um dia de semana comum, para tomar cerveja, comer uns appettizers e assistir em telões espalhados por todos os lados, aquele momento histórico. Há de se reconhecer sua importância, algo impensável há tempos (pouco tempo) atrás: um presidente negro e de sobrenome de origem árabe. Há de se torcer pelo seu sucesso. Toast!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário